O que é Marketing Digital?

Hoje, com a ascensão das mídias sociais, o marketing digital é a principal fonte de sucesso para que uma marca atinja bons resultados na web. Poderíamos passar horas falando à respeito do tema, porém, trazemos aqui alguns pontos cruciais para que você entenda melhor o que é o marketing digital e no que ele poderá acrescentar no seu negócio.

Entendendo o Marketing

Antes de entrar na seara do marketing digital, precisamos começar pelos conceitos de marketing. E não dava pra deixarmos de citar Philip Kotler neste texto. Ele é considerado o pai do marketing e nós indicamos muito o último livro dele sobre o tema: Marketing 4.0, para que você entenda profundamente todos estes conceitos que ele aplica.

Em resumo, o marketing segundo Kotler é: “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Agora você deve imaginar a transposição desta teoria para dentro da internet. Qualquer marca, pessoa, organização, pode usar o marketing digital para promover algo dentro da web 2.0, onde a comunicação se expandiu para múltiplas vias.

Os 5 Ps do Marketing Digital

Devemos agora, partir para o próximo conceito que Kotler aplica, os 5 Ps do marketing digital. A partir deles, você entende quais são os processos que você deve se preocupar no momento da venda dos seus produtos.

  1. Produto: o que a sua marca está ofertando. Embalagens, conteúdo, a forma, as cores, o produto em si.
  2. Preço: quanto o seu produto custa dentro do seu mercado.
  3. Praça: O local onde você vende, independentemente se for físico ou online. Tem a ver com a logística e a distribuição.
  4. Promoção: quais são as estratégias que a sua marca usa para ofertar o seu produto.
  5. Pessoas: aqui foi quando as marcas entenderam que não bastava o produto chegar ao consumidor, elas teriam que valoriza-lo.

Inbound Marketing

É o sinônimo de marketing de atração e é esta estratégia que utilizamos para que as pessoas encontrem a sua marca. Para fazer uma campanha de inbound é crucial que você entenda as ‘dores’ dos seus consumidores, ou seja, as necessidades e como que o seu produto ou serviço se encaixam no perfil deles. Depois é preciso selecionar os meios de comunicação com estes clientes, para que você crie proximidade.

Entenda, criar uma campanha de inbound marketing, requer um estudo aprofundado dos interesses do seu público e também, conversar com o seu consumidor, não apenas mandar mensagens via bots, o que virou febre hoje em dia. Você precisa tomar cuidado para que sua comunicação não fique automatizada demais.

Marketing de Conteúdo

É um dos processos mais importantes para o seu planejamento de marketing digital.

Aqui, você precisa criar um conteúdo irresistível, relevante e valioso, para atrair o seu público-alvo. Não basta pegar fotos bonitas e posta-las nas suas redes sociais, sem ter uma estratégia por traz disto. Ou escrever textos sem fundamento e finalidades no blog da sua marca. É necessário criar postagens e conteúdos que façam sentido para o seu potencial cliente. Você precisa entender qual meio de comunicação faz mais sentido para o seu negócio. Seja uma rede social, um site, um blog, e-mail marketing etc.

Por isso, é tão importante ter uma equipe especializada no assunto para aumentar suas vendas na web, porque eles irão fazer um benchmarking (análise dos seus concorrentes), vão definir os objetivos, metas, traçar estratégias, um cronograma e aprender com os resultados.

Estratégias de busca

Você já ouviu falar de SEO? Significa Search Engine Optmization, que ao pé da letra quer dizer: Otimização para os Motores de Busca. Ou seja, quando você aplica a otimização das informações das páginas do seu site, para que os crawlers ou spiders (falamos sobre lá nas nossas redes), possam compreende-las e façam com que elas subam nas pesquisas do Google. O famoso rankeamento, que possuí dois grupos de fatores para melhora-lo, o on page e o off page.

On page: são aqueles que você pode alterar dentro das páginas do seu site, como por exemplo: títulos, meta descrição, imagens, links, widgets, etc. São os principais fatores para que os bots spiders leiam as informações e entendam que o seu site tem autoridade Google, e façam com que ele suba de colocação.

Off page: são os fatores externos, ou seja, o SSL que são os parâmetros de segurança, os links recebidos, os links de terceiros, o carregamento do seu site, etc. Eles também contribuem para que os spiders entendam que seu site tem autoridade.

Para fazer este trabalho com maior segurança e propriedade, é preciso estudar programação e entender os mecanismos por traz de um site.

Porque minha empresa precisa?

Você deve estar se perguntando: ok, mas por que minha marca precisa do marketing digital, sendo que as redes sociais são acessíveis e parecem fáceis de manusear?

Simples, porque para que você aumente suas vendas gradualmente, sua marca precisa de um time que esteja monitorando dia a dia os seus dados, o que chamamos de data analytics. Além de monitorar os leads, criar uma linguagem, um conteúdo relevante, fazer um estudo diário, saber manusear as ferramentas que auxiliam o crescimento das redes da sua marca, criar mídia paga, entre muitos outros itens.

O marketing digital é tão necessário quanto a venda do seu produto. Porque sem ele, você não cria uma concepção irresistível, não venderá em maior escala e também, não conseguirá ser referência no seu mercado.

Aplicação dos conceitos

Nós da Lumox, criamos uma estratégia fundamentada e um planejamento para a sua marca se destacar. Temos conhecimento das principais ferramentas para o auxilio e sabemos analisar todas as métricas corretamente. Se você se interessou por este texto e quer saber mais, vá até a página de contato e nos mande uma mensagem. Vem conversar com a gente, sem compromisso! 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *