25 termos do marketing digital que você deve saber

Quem nunca foi para uma reunião com uma agência ou com algum profissional de tecnologia e ficou em dúvida sobre algum termo? Aquela cara de interrogação surge e a vergonha de perguntar também, ainda mais se a outra pessoa não for tão solicita… Bom, seus problemas acabaram! Nós selecionamos todos os termos que você deve saber sobre o marketing digital. Vamos lá!

25 termos do marketing digital que você deve saber
Dúvidas em reuniões de marketing

1- Marketing Digital

O marketing digital é geração de clientes para uma empresa ou um profissional, no meio da internet. Qualquer coisa pode ser trabalhada em mkt digital, como por exemplo: uma banda musical, uma profissional autônoma, uma empresa de materiais plásticos, um produto específico etc. É importante salientar que ele é trabalhado dentro destes quatro pilares básicos: planejamento, estratégia, conversão e resultados.

2- Inbound Marketing

O inbound ganhou muita relevância nos dias de hoje, já que ele é uma forma de se fazer marketing baseada em maneiras de atrair uma pessoa. São formas de trazer a atenção do seu consumidor, sem que ele se sinta coagido ou coisa do tipo, e com um conteúdo relevante para a vida dele.

3- Outbound Marketing

Muitas pessoas confundem o outbound e o inbound. A diferença entre eles é que o outbound é trabalhado especificamente com um uma pessoa ou público-alvo e o inbound é o que definimos no tópico anterior. O diálogo entre as partes é direcionado para a venda e aproximado.

4- Lead

Toda hora você deve ouvir esse termo, certo? Porém, você nunca o entendeu direito e é um pouco confuso. Pois bem, é muito simples. Lead quer dizer: todos os clientes em potencial para o seu negócio.

5- Funil de Vendas

No marketing digital, usamos o funil de vendas adequado para cada tipo de lead, para tentar convertê-lo a cliente, de fato.

O funil de vendas é uma expressão para exemplificar as etapas das vendas, como um funil mesmo. Para cada etapa do funil, diferentes estratégias são colocadas em prática.

6- Persona

A persona é super importante, pois é a partir dela que conseguimos traçar uma estratégia. Ela é, nada mais nada menos, do que uma representação fictícia de um cliente da sua empresa. Com ela, podemos entender as possíveis dores e as felicidades dos seus consumidores e atingir algo que pode ser ideal dentro do seu planejamento.

7- Campanhas de Ativação

As campanhas de ativação são criadas dentro de plataformas como: Facebook Business, Google Adsense, entre outras. Elas são os posts patrocinados. Mas elas vão além de apenas ser uma publicação paga, elas podem gerar o que realmente a sua empresa necessita no momento.

8- Conversão

A famosa conversão ocorre quando um cliente compra um produto da sua empresa na web, baixa um material exclusivo, ou pede um orçamento, por exemplo. Sempre que alguém cumprir o objetivo central de uma página dentro do seu site, ou comprar algo em uma rede social, denominamos conversão.

9- Growth Hacking

Em tradução literal quer dizer “encontrar uma brecha” e este termo é bastante usado, hoje em dia. É uma técnica que pode auxiliar um negócio que está com falta de recursos e sempre usa dos testes, para chegar em resultados mais precisos.

10- SEO

“Search Engine Optimization”, que em português significa otimização para os motores de busca. O SEO é crucial para que um site seja bem quisto no Google. É um tipo de serviço que otimiza as páginas e o conteúdo do seu site para que ele seja encontrado pelos crawlers (bots de busca do Google) com mais eficiência. É importante no rankeamento e no ganho de autoridade dentro dos mecanismos de busca.

11- ROI

“Return On Investment”, que em português significa retorno sobre investimento. É a maneira correta para sabermos se todas as ações de marketing deram retorno financeiros positivos, ou não. É como se fosse um termômetro de toda a sua estratégia.

12- Testes A/B

Os testes A/B são essenciais para que um trabalho de marketing digital seja bem feito. Na internet tudo é teste. Eles servem para sabermos se o que está bom ou ruim, dentro das suas redes ou site, seja desafiado por algo que pode ser melhor. Então dentro deste conceito sempre existirá algo efetivo e algo que irá desafia-lo. Ou seja, um botão de comprar do seu site que está com a cor amarela e não está sendo muito clicado. Mudamos para a cor vermelha e analisamos os resultados.

13- CRM

“Customer Relationship Management”, que em português significa gestão de relacionamento com o cliente. Ele é significativo para a sua empresa, porque com ele você consegue gerenciar todos os processos comunicativos que você fez com o seu consumidor. Seu negócio ter um CRM bem feito, quer dizer que você terá todo o histórico de compras e atendimento, todos os contatos e que você mantém um bom relacionamento com os seus clientes.

14- Métricas

Elas são os termômetros de suas redes sociais, das suas vendas, do desempenho do seu site e etc. Com elas, mensuramos quais foram os resultados das estratégias que traçamos para o seu negócio. Vão além de apenas simples relatórios. Podemos traçar novos rumos para que a sua marca tenha melhor repercussão.

15- KPIs

“Key Performance Indicators”, que em portugês significa indicadores-chave de desempenho. Ou seja, são as métricas chave que precisamos para colocarmos como objetivo central da sua marca. Com eles, podemos definir qual é a meta principal do seu negócio e bolar uma estratégia específica, como por exemplo:

Vender em 6 meses, 40% a mais do número de produtos que agora sua empresa comercializa.

16- UX

“User Experience”, que em português significa experiência do usuário. É um termo vinculado totalmente com a arquitetura de informação do seu site. Um especialista de UX vai entender como que o seu consumidor se comporta dentro do seu site e tornar a experiência dele mais agradável.

17- Tráfego Pago

Pense no fluxo de carros que uma cidade tem em um dia útil. Agora transponha este conceito para a internet. Pronto! Tráfego neste caso, quer dizer o fluxo de usuários que a internet tem. E o tráfego pago, é tudo aquilo que uma empresa paga para que os outros vejam na web, como por exemplo: posts patrocinados, links patrocinados, entre outros.

18- Tráfego Orgânico

Já o tráfego orgânico são todos usuários que chegaram aos seus posts, às suas redes ou site, de maneira orgânica, ou seja, sem que um terceiro precisasse pagar para que o usuário tivesse acesso ao conteúdo. Ele buscou, ele achou, ele curtiu ou consumiu, por conta própria.

19- Geomarketing

São informações de localização dos seus consumidores e potenciais consumidores que usamos para definirmos uma estratégia de mkt. O objetivo é que usemos em campanhas de ativação para que atinjamos o consumidor certo, no local correto.

20- E-mail Marketing

É uma tática que usamos para manter seus leads informados sobre seus produtos ou serviços através do e-mail. É importante para criarmos um relacionamento de confiança e fazer com que o consumidor passe por todas as etapas do funil.

21- Algoritmo

O algoritmo é como uma tarefa que um computador ou um buscador deve seguir ou realizar. Digamos que os algoritmos são comandos. Quando você está jogando um game e você aperta o botão para a direita, o console detecta este comando e o personagem vai para a direita. O vídeo game seguiu o algoritmo.

crawler do Google usa os algoritmos para qualificar o seu site, por exemplo.

22- Big Data

É o termo que nos referirmos para definir a quantidade enorme de informações que tem tanto interna, quanto externa à web. São dados usados para auxílio no planejamento de marketing digital.

23- Internet das Coisas

É o futuro que nos aguarda. A internet das coisas são os aparelhos ligados a internet. Confuso? Só que não. São os aparelhos com inteligência. Digamos que sua máquina de lavar conversa com a sua geladeira, que conversa com a sua TV, que conversa com seu carro, que conversa com os apps e assim por diante. E no mkt digital usaremos e já usamos, para atingir determinado público.

24- Branding

Muitas pessoas confundem o branding com a marca. Ok, tem certa semelhança, mas, branding quer dizer toda a ação de gestão da marca. Ou seja, como ela irá se portar, qual será o seu tom de voz comunicacional, o seu design, logotipo, os seus valores, visão, missão, etc.

25- Engajamento

E por fim, o engajamento. Um termo muito cunhado ultimamente, principalmente nas redes sociais. Ele é toda forma de interação que um usuário tem com a sua página ou site. Ou seja, os likes, os comentários, os compartilhamentos, tudo aquilo que o leva a interagir, ou engajar com o seu conteúdo.

E aí, curtiu esse texto? Foi útil para você chegar nas reuniões de marketing arrasando? Então nos diga nos comentários e compartilhe com os amigos! Manda um sinal de luz 🔥

2 comentários em “25 termos do marketing digital que você deve saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *